quarta-feira, 7 de julho de 2010

Novas idéias, problemas antigos, soluções em construção...


Sem bem-vindas! Sejam bem-vindos!

Este é o nosso mais novo espaço de comunicação.
Estamos trabalhando num projeto que, de um lado, tem um problema de raízes antigas e muito aprofundadas em nossa sociedade e, por outro lado, e até por isso, tem poucos ouvidos habilitados a escutar o apelo de milhares de vozes... Estamos falando da violência contra as mulheres. Este assunto, que hoje se multiplica na mídia e mostra seu lado "vendável", para horror e desespero de nossas vítimas, é nosso tema e foco de nossos trabalhos, estudos e discussões.
É nosso objetivo, com este blog, democratizar a discussão e torná-la bem mais acessível; queremos com este meio conquistar aliadas, aliados e sensibilizar ouvidos e olhos, surdos e cegos que estão para o verdadeiro motivo por trás de todo este universo de violência em que vivem as mulheres do mundo.
E que não nos enganemos, este mal não é característico de países pobres, em situação de vulnerabilidade social, não se circunscreve a regiões, nem se concentra em grupos raciais e étnicos definidos. Não, nós estamos falando de talvez a mais "democrática" das formas de violência, que ignora cor, raça, credo, nacionalidade, nível escolar ou financeiro, etc..
A violência doméstica se insere em TODOS os grupos. Em todas as regiões, em todas as religiões (mas em algumas, especialmente!), na cidade, no campo, onde houver sinal do mundo "civilizado". No mundo todo.
Enfim, atinge o gênero feminino.
Esta discussão começa, em nosso blog, agora. Mas já possui firmes raízes numa luta que tem bem mais de um século de vida. A despeito dessa longa história, entretanto, pouco se evoluiu na chamada "relação de gênero" em nossa sociedade. É para isso que estamos aqui.
Além das nossas postagens, também abriremos espaço para aquelas e aqueles que têm trabalhado nessa mesma direção, através de links, citações, imagens, publicações e dicas diversas que alimentem esta nossa conversa virtual.
Um abraço imenso a todas as mulheres que compartilham desses ideais e a todos os homens que acreditam na causa de um mundo de paz, livre de toda forma de violência!

2 comentários: